Ir para o conteúdo Ir para o menu principal Configurações Busca
(11) 3339-8280 / 8227 ou 8228
Segunda à Sexta-Feira das 13h às 17h
Entre

Resumo da Proposta

Dados do Proponente

Número CGP/Protocolo

5492035920

Nome do Responsável Legal

Juliana Lima Tenório

CPF

339.676.968-63

Razão Social

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZ DA SABEDORIA

Nome Fantasia

Associação Beneficente Luz da Sabedoria

CNPJ

58.632.282/0001-20

Inscrição Estadual

Dados da Proposta de Projeto

Código do Projeto

29029

Nome do Projeto

Banda sinfônica infanto juvenil de Itaim Paulista

Segmento Cultural

Primeiras obras e experimentações; Pesquisa, documentação e publicação, Cursos, viagens e bolsas...

Data Início

10/08/2019

Data Fim

10/08/2019

Resumo do Projeto

Criar um curso completo de iniciação musical com aulas de teoria musical, pratica instrumental e prática de conjunto, culminando com a formação de uma banda sinfônica composta por instrumentos de percussão e sopros (metais e madeiras). Atenderemos 120 crianças e adolescentes residentes da região de Itaim Paulista pelo período de 12 meses com carga horária total de 2.400 horas.

Descrição

Será criado um curso completo de iniciação musical com aulas de teoria musical, pratica instrumental e prática de conjunto, culminando com a formação da Banda sinfônica infanto juvenil de Itaim Pàulista.

Objetivos

Possibilitar o acesso a arte musical para crianças e adolescentes residentes da região de Itaim Paulista. Objetivos específicos: - Instalação e manutenção de curso de carater cultural; - Contribuir para o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes; - Adquirir instrumentos musicais que serão utilizados por alunos durante aulas e ensaios; - Preparar espaço adequado para a realização de atividades; - Contratar equipe técnica para atuar na gestão e execução do projeto; - Criar um curso de iniciação musical com aulas de teoria, pratica instrumental e prática de conjunto.

Justificativa do Projeto

Itaim paulista esta localizado no extremo leste do município de São Paulo e tem uma população de 241.026 habitantes, o bairro faz divisa com quatro municípios da grande São Paulo: Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Guarulhos. Devido a sua localização os munícipes de Itaim Paulista contam com poucas opções de lazer e entretenimento. No âmbito musical é sabido que a região possuía tradição na cultura de música instrumental de metais e percussão através das bandas e fanfarras, essa pratica comum no passado perdeu força nas ultimas décadas, mas já é possível identificar a retomada de alguns projetos nas cidades vizinhas. Nos dois primeiros anos pretendemos atuar na formação dos alunos através de um curso completo de iniciação musical. Nessa etapa a maior parte dos recursos financeiros será empregada na aquisição de instrumentos musicais e na contratação de equipe técnica para atuar na gestão e execução do projeto. Após esse período iniciaremos o período de apresentações atingindo dessa forma um numero ainda maior de pessoas beneficiadas pelo projeto. O acesso às atividades será realizado gratuitamente e o único pré-requisito é que os alunos estejam devidamente matriculados no ensino regular, a preferência será para os jovens estudantes de escolas publicas e residentes da região de Itaim Paulista. Cabe destacar que 10 % (dez por cento) das vagas serão garantidas a pessoas com algum tipo de deficiência e caso essas vagas não sejam ocupadas até o final do período de inscrições, serão destinadas para o publico em geral. O projeto busca no incentivo fiscal uma possibilidade de suprir as demandas elencadas acima, além de formar um grupo de música instrumental que, em médio prazo pretende realizar a execução de repertório específico para essa formação.

Contrapartida do Projeto

- Todas as atividades serão gratuitas; - 10 % (dez por cento) das vagas serão garantidas a pessoas com algum tipo de deficiência e caso essas vagas não sejam ocupadas até o final do período de inscrições, serão destinadas para o publico em geral.

Outras Informações

PROJETO PEDAGÓGICO - O plano visa o estabelecimento de um processo educativo do ensino de música, culminando com a formação de um grupo musical. 1 - ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO O Curso de iniciação musical da Banda Sinfônica infanto juvenil de Itaim Paulista tem por objetivo possibilitar o acesso à arte musical para crianças e adolescentes residentes da região de Itaim Paulista através de aulas de teoria musical, prática instrumental e prática de conjunto. As aulas terão duração de 2 (duas) horas e serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras das 09:00 hs às 11:00 hs e das 14:00 hs às 16:00 hs, totalizando 3 (três) encontros semanais por turma. Para esse curso teremos à disposição instrumentos de sopro (metais e madeiras) e percussão. As aulas de música serão divididas da seguinte maneira: TEORIA MUSICAL - As aulas serão realizadas em grupo e conduzidas pelo professor especialista sob supervisão do coordenador de monitores. A atividade será realizadas as segundas-feiras e serão trabalhados conceitos que envolvem historia da música; Melodia; Harmonia; Ritmo e notação musical. PRATICA INSTRUMENTAL - As aulas de pratica instrumental serão realizadas às quartas-feiras durante todo o periodo de realização do projeto e às sexta-feiras durante os 3 (três) primeiros meses de atividade. As aulas serão conduzidas pelos professores especialistas sob supervisão do coordenador de monitores. PRÁTICA DE CONJUNTO - A atividade terá incio à partir do 3º (terceiro) mês de atividade do projeto, espera-se que os alunos tenham o dominio da técnica básica de seus respectivos instrumentos que serão adquiridas através das aulas de teoria musical e de pratica instrumental. Nas aulas de prática de conjunto os alunos irão desenvolver conhecimentos e habilidades musicais visando a execução de peças musicais de baixo grau de dificuldade. Utilizaremos como parâmetro o sistema de gradação de nível técnico de repertório para bandas educativas, nesse sistema o nível de dificuldade do repertório inicia-se em 0,5 e o limite é de 5 pontos (a variação é realizada a cada 0,5 pontos). Ao final do período de realização desse projeto esperamos que nossos alunos sejam aptos para executar repertório de nível 1,5. As aulas de prática de conjunto serão realizadas às sextas-feiras e conduzida pelo coordenador de monitores, acompanhado dos professores especialistas sob supervisão do coordenador geral. 2 - RECURSOS INSTRUCIONAIS Instrumentos musicais de percussão e sopros (metais e madeiras); Métodos de ensino coletivo Da Capo (Joel Barbosa) e Essential Elements 200; Partituras; Estante para partituras; Metrônomo e Diapasão. 3 - CARGA HORÁRIA Duração total do projeto: 12 meses; Duração do curso de música: 10 meses; Carga horária semanal: 12 horas semanais X 5 professores = 60 horas semanais; Carga horária mensal: 60 horas X 4 semanas = 240 horas mensais; Carga horária total: 240 horas X 10 meses = 2.400 horas.

Locais de Realização do Projeto

Associação Beneficente Luz da Sabedoria São Paulo (capital) - SP

Dados do Responsável Técnico/Artístico

Gleberson Moraes Santana 393.993.878-52

Dados da Ficha Técnica do Projeto

Nome CPF ou CNPJ Função
Daniel Rodrigues 386.046.678-06 Professor
Gleberson Moraes Santana 393.993.878-52 Coordenação Dos Monitores
Gustavo Santos Martins 386.579.058-50 Professor
Rodrigo Vicaria Pinto 386.046.678-06 Professor

Dados de Direitos Autorais

Detentor Acervo/Imóvel/Bem Envolvido

Resumo das Fontes de Financiamento

Fontes de Financiamento Externas Valor
Fontes de Financiamento do Programa de Ação Cultural Valor
Incentivo Fiscal (Lei 12.268/06) R$249.727,50

Valor Total: R$249.727,50

Apoio a Comissão de Análise de Projetos

proacicms_cap@sp.gov.br

(11) 3339-8236 / (11) 3339-8001

Financeiro

financeiroproac@sp.gov.br

(11) 3339-8311 / 8101 / 8556

Prestação de Contas

pcproac@sp.gov.br

(11) 3339-8269 / 8310