Ir para o conteúdo Ir para o menu principal Configurações Busca
(11) 3339-8280 / 8227 ou 8228
Segunda à Sexta-Feira das 13h às 17h
Entre

Resumo da Proposta

Dados do Proponente

Número CGP/Protocolo

5337807897

Nome do Responsável Legal

Rudifran de Almeida Pompeu

CPF

490.560.260-20

Razão Social

COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

Nome Fantasia

CNPJ

51.561.819/0001-69

Inscrição Estadual

Dados da Proposta de Projeto

Código do Projeto

30486

Nome do Projeto

ARTE ESPALHADA

Segmento Cultural

Teatro

Data Início

01/03/2021

Data Fim

31/12/2021

Resumo do Projeto

A Cia Pompa Cômica desenvolve há 20 anos espetáculos com temas sociais relevantes, utilizando a linguagem lúdica e artística das artes cênicas. A proposta do Projeto ARTE ESPALHADA é levar todos os espetáculos da companhia, gratuitamente, às comunidades menos favorecidas, dando continuidade ao Projeto Arte Saúde & Cidadania na sua Cidade, que foi o primeiro a ser desenvolvido com este objetivo, em 2007, através da Lei Rouanet. Em 2013, ao realiza-lo através do PROAC ICMS, recebeu da BRASLIDER o Prêmio Qualidade Brasil 2013 pelo seu caráter social e inovador. Voltou a realizar o Projeto ARTE ESPALHADA, em 2015, desta vez também pela Lei Rouanet.

Descrição

Pretendemos realizar 150 apresentações, no período de 8 meses. As apresentações acontecerão em comunidades carentes da periferia de São Paulo e em cidades vizinhas, onde é difícil o acesso à cultura e à informação, contribuindo, assim, com a formação sociocultural destes cidadãos. Estes são os temas abordados em nossos espetáculos: prevenção às DSTs/AIDS; gravidez precoce; dependência química; qualidade de vida; saúde e cuidados com o coração; segurança no lar e no trabalho; educação no trânsito; estresse; planejamento financeiro e organização; motivação; preservação do meio ambiente e sustentabilidade; afetividade e violência e uso de antidepressivos. A intenção é realizar 2 ou 3 sessões por semana, aproveitando o período escolar. Estimando-se um público de 200 pessoas em cada apresentação, atingiremos um público de 30.000 pessoas.

Objetivos

Como cidadãos e artistas que somos, temos o compromisso de participar da busca de soluções para os problemas da sociedade como um todo e contribuir com uma melhora da qualidade de vida para toda a população, além de enriquecer os valores morais, éticos e espirituais, que norteiam o homem em busca de seus ideais. Através das Leis de Incentivo, temos tido a experiência de levar apresentações de nossos espetáculos a diversas comunidades e percebido, na prática, o bem inestimável que fazemos às pessoas que nos assistem, algumas delas conhecendo o teatro pela primeira vez. O teatro propõe, de maneira lúdica, artística e envolvente, uma reflexão sobre temas de fundamental importância para o desenvolvimento pessoal e a formação sociocultural do indivíduo. Envolvendo-o com os problemas que tanto o aflige, ensinamo-lo o exercício da cidadania.

Justificativa do Projeto

Fomos os pioneiros em abordar questões cruciais sobre saúde, meio ambiente e cidadania através do teatro e, ao longo desses 20 anos de atividades, temos participado de fóruns, seminários, campanhas de prevenção, simpósios, programas de saúde e outros tipos de eventos. Temos realizado frequentemente parceiras com SESI, SENAI, SESC, SEST, SENAR, SINDUSCON e diversas outras entidades e empresas: FOS, CONEN, COMUDA, COORDENAÇÃO DST/AIDS, ANENT, METRO, VW, SABESP, INSTITUTO CULTURAL ITAÚ, ITAÚ, CITIBANK, EMBRAER, BANCO DO BRASIL ETC. Em 2005, a Pompa Cômica coordenou o Projeto Evento, Atuação e Participação, que surgiu da parceria entre a Cooperativa Paulista de Teatro e a Secretaria de Participação e Parceria, cujo objetivo foi levar a vários setores da sociedade espetáculos sobre a mulher, o negro, a diversidade sexual, a participação social, além de drogas e terceira idade, que ficaram por conta da própria companhia. Desde o início a proposta sempre foi levar o teatro até o público e não trazê-lo para o teatro; a ideia sempre foi ser itinerante e, portanto, ter mobilidade. Criamos, então, uma estrutura cênica fácil, prática de ser montada e desmontada e com a possibilidade de ser apresentado em qualquer espaço. Optamos, também, por uma luz básica, mas eficiente e dedicamos maior atenção aos figurinos, adereços, acessórios, objetos de cena e, principalmente, na qualidade da atuação. Por serem assuntos delicados, por vezes, traumatizante e de difícil abordagem, pois estamos tocando em questões que interferem diretamente na vida das pessoas e no seu universo, procuramos fazer um trabalho mais aprofundado, com muita pesquisa, consultas aos livros, revistas médicas e sites, além do acompanhamento de especialistas da área na elaboração dos textos, troca de ideias com educadores e sempre incorporando, ao máximo, opiniões e sugestões que nos foram apresentadas. Criamos uma linguagem teatral ágil, bem humorada, simples e bem clara, o que facilita a compreensão e absorção das informações que queremos passar, contribuindo para a conscientização do problema, que é nosso maior objetivo. As apresentações, como sempre, serão feitas para um público dirigido, escolhido e acertado previamente através de pesquisa de interesse e adequação ao Projeto.

Contrapartida do Projeto

As apresentações serão levadas às comunidades ou instituições através de nossos parceiros, entidades que já mantém atividades regulares com alunos de várias escolas ou com a população local, nas quais o teatro virá enriquecer ainda mais estas atividades. São estes parceiros que irão direcionar e organizar estas apresentações dentro de suas atividades, otimizando e tornando viável, assim, as apresentações teatrais. As apresentações serão totalmente gratuitas, possibilitando o acesso da população mais carente aos bens culturais e, com isso, descentralizando e garantindo a universalização do benefício ao cidadão, sempre em consideração ao interesse público e à democratização do acesso aos bens culturais resultantes. Como iremos integrar as apresentações teatrais nas atividades destas instituições, seguiremos o Plano de Acessibilidade já estabelecido por estes, visando garantir a todos a oportunidade de entrar em contato com o bem cultural gerado pelo projeto. As apresentações nos CEUs, por exemplo, existe espaço adequado para deficiente físico. Há integrante do grupo que estuda LIBRAS, colocando em prática nas apresentações, quando necessário.

Outras Informações

O sucesso de edições anteriores deste mesmo projeto atesta, na prática, a importância, relevância e necessidade de realizar projetos socioculturais como este. Comprova também a eficiência na parceria criada com o Projeto APE (Ações Preventivas na Escola); com os CEUs de São Paulo, através da Secretaria de Educação de São Paulo; e com o Projeto Escola da Família, entre outros, dos quais temos sido parceiros e que sempre realizam eventos educativos para seus alunos.

Locais de Realização do Projeto

Americana - SP
Arujá - SP
Atibaia - SP
Avaré - SP
Barueri - SP
Bauru - SP
Caieiras - SP
Campinas - SP
Campo Limpo Paulista - SP
Caraguatatuba - SP
Carapicuíba - SP
Cotia - SP
Cubatão - SP
Diadema - SP
Embu - SP
Embu-Guaçu - SP
Francisco Morato - SP
Franco da Rocha - SP
Guarulhos - SP
Indaiatuba - SP
Itapecerica da Serra - SP
Itaquaquecetuba - SP
Jacareí - SP
Jundiaí - SP
Limeira - SP
Mairiporã - SP
Mauá - SP
Mogi das Cruzes - SP
Mogi-Guaçu - SP
Mogi-Mirim - SP
Osasco - SP
Paulínia - SP
Piracicaba - SP
Poá - SP
Sales - SP
Santo André - SP
Santos - SP
São Bernardo do Campo - SP
São Caetano do Sul - SP
São Carlos - SP
São José dos Campos - SP
São Paulo (capital) - SP
São Paulo (capital) - SP
Taboão da Serra - SP
Vargem Grande Paulista - SP

Dados do Responsável Técnico/Artístico

Sérgio Luiz Martins Teixeira 596.339.727-87

Dados da Ficha Técnica do Projeto

Nome CPF ou CNPJ Função
Paulo Augusto Soares de Barros Rodrigues 139.839.338-07 Ator/Atriz
Dênis Paulo Snoldo Chaves 329.070.158-18 Ator/Atriz
Eliza Caetano de Oliveira 332.208.198-26 Ator/Atriz
João Paulo Ramos Soran 258.809.868-10 Músicos/Intérpretes
Paula Barbuy Zaneti 319.713.178-96 Ator/Atriz
Sérgio Luiz Martins Teixeira 596.339.727-87 Produtor Executivo

Dados de Direitos Autorais

Detentor Acervo/Imóvel/Bem Envolvido
Jorge Julião
Sérgio Carrera

Resumo das Fontes de Financiamento

Fontes de Financiamento Externas Valor
Fontes de Financiamento do Programa de Ação Cultural Valor
Incentivo Fiscal (Lei 12.268/06) R$596.288,00

Valor Total: R$596.288,00

Apoio a Comissão de Análise de Projetos

proacicms_cap@sp.gov.br

(11) 3339-8236 / (11) 3339-8001

Financeiro

financeiroproac@sp.gov.br

(11) 3339-8311 / 8101 / 8556

Prestação de Contas

pcproac@sp.gov.br

(11) 3339-8269 / 8310